1/3

EXAME DE RAIO-X DIGITAL DO ANTEBRAÇO

A radiografia (de rádios: radiação e grafos: imagem ou desenho) de tórax é um dos procedimentos diagnósticos mais solicitados, tanto em pacientes hospitalizados quanto nos pacientes de consultório. 

ATENÇÃO: MULHERES GRÁVIDAS OU COM SUSPEITA DE GRAVIDEZ DEVEM AVISAR À ATENDENTE ANTES DE AGENDAR O EXAME.

EXAMES DE RAIO X DO ANTEBRAÇO
Cod. AMB: 4.08.03.10-4
 

O que é?

O raio X do antebraço é um exame seguro e indolor que utiliza uma pequena quantidade de radiação para obter uma imagem do antebraço de uma pessoa (incluindo o pulso, rádio, ulna, e cotovelo). Durante o exame, um aparelho de raios X emite um feixe de radiação através do braço, e uma imagem é gravada em um computador ou um filme especial de raio X. Esta imagem mostra os tecidos moles e os ossos do antebraço. 

Quais as características da imagem?

A imagem de raios X é obtida em preto e branco. Estruturas densas que bloqueiam a passagem do feixe de raios X através do corpo, como os ossos, aparecem em branco na imagem de raios X. Tecidos mais macios do corpo, tais como os músculos, permitem que o raio-X passe por eles e aparecem mais escuras. 

Exames de raios X são realizados por um técnico do Departamento de Radiologia de um hospital, um centro de radiologia, ou uma clínica de prestação de cuidados à saúde. Duas incidências de raio X podem ser obtidas do antebraço: uma de frente (imagem anteroposterior, ou AP) e uma de lado (imagem lateral).

 

Por que este exame é feito?

Um exame de Raio X do antebraço pode ajudar a encontrar as causas de sintomas tais como dor, edema ou deformidade do antebraço. É possível detectar ossos fraturados, e depois de um osso fraturado ter sido diagnosticado e tratado, o exame pode ajudar a determinar se os ossos estão em alinhamento e se a fratura se consolidou corretamente. 

Se uma cirurgia do antebraço é necessária, um exame de raio-X pode ajudar a planejar a cirurgia e a avaliar os resultados da operação. 
Além disso, um exame de raio-X pode ajudar a detectar situações posteriores de infecção, cistos, tumores ou outras doenças dos ossos do antebraço.

EXAMES REALIZADOS
EXAMES REALIZADOS

Qual a preparação para o exame?

 

Um exame de raio X do antebraço não requer nenhuma preparação especial. Pode ser necessária a remoção de algumas vestes, jóias ou quaisquer objetos metálicos que possam interferir com a imagem de raios X. 

 

Quais são os riscos? 

Em geral, os exames de raios X são muito seguros. Embora qualquer exposição à radiação represente algum risco para o corpo, a quantidade utilizada em um raio X do antebraço é pequena e não é considerada perigosa. É importante saber que os radiologistas utilizam a quantidade mínima de radiação necessária para obter os melhores resultados

 

Como o exame é feito?

Este é um procedimento rápido. Embora possa demorar cerca de 15 minutos, a exposição à radiação realmente acontece apenas durante alguns segundos. 

O paciente é convidado a entrar em uma sala especial, onde existe o equipamento de raios X que irá obter as imagens. Caso um acompanhante esteja com o paciente no interior desta sala, será solicitado que o acompanhante use um avental de chumbo para proteger determinadas partes de seu corpo de radiação. 

O paciente será solicitado a permanecer imóvel enquanto as imagens de raio-X são obtidas. Crianças poderão exigir algum tipo de contenção feita de modo delicado.

 

A obtenção do raio X é totalmente indolor. A posição necessária para a obtenção do raio X pode ser desconfortável, mas será necessário permanecer em posição imóvel apenas por alguns momentos.

As posições necessárias para a realização do exame podem fazer com que o paciente se sinta desconfortável, mas eles precisam ser mantidas por apenas alguns segundos.

Endereço: Avenida Amazonas, n° 314, sala 1607, Centro - Belo Horizonte  |  Esquina com Praça Sete.

Tel.  (31) 3646-2423 | 3044-5586