Gravidez - As transformações no corpo nos dois primeiros meses de gestação

 

 

Desde o momento da concepção até o momento do parto, seu corpo passa por diversas transformações. Saiba o que esperar neste processo de transformação a cada semana dos dois primeiros meses.

 

Primeira e segunda semanas: se você está tentando engravidar ou acredita que já possa estar grávida, é melhor começar a investir em escolhas saudáveis para que seu corpo seja o abrigo perfeito para o seu bebê. Assim, corte o álcool, cigarros, qualquer tipo de drogas recreativas. Também é hora de consultar seu médico e se assegurar de que qualquer medicação que você esteja tomando seja segura durante a gravidez.

 

Terceira e quarta semanas: Nesta semana, você pode experienciar um pequeno sangramento vaginal: não se assuste! Esse tipo de pequeno sangramento pode ocorrer durante a implantação do feto no útero. Porém, se o sangramento ficar mais forte ou você sentir fortes dores abdominais, sobretudo, se as dores vierem como “pontadas” em um dos lados do abdômen ou fortes como cólicas menstruais, consulte o seu médico. Apesar de não muito comum, esses sintomas podem indicar uma gravidez ectópica (tubária), que acontece quando o óvulo fertilizado se aloja fora da parede uterina – geralmente, nas trompas de falópio. 

Nestas semanas, você vai sentir seus seios mais sensíveis e seus sentidos de olfato e paladar podem, também, ficar mais aguçados – o que pode causar enjoos repentinos.

 

Quinta e sexta semanas: Em um momento você está muito feliz e no segundo seguinte, uma tristeza sem explicação invade seus pensamentos: não se desespere! As mudanças de humor durante esses primeiros meses de gravidez são completamente normais e não acontecem somente com você, cerca de 10 a 12% das mulheres sofrem, inclusive, de depressão durante a gravidez. Contudo, se os sintomas começarem a incomodar muito, é interessante buscar ajuda de um profissional da saúde.

Nestas semanas, os sintomas da gravidez se tornam bastante evidentes. Você vai sentir enjoos, cansaço, seios muito sensíveis, constipação, alteração no humor... lembre-se de que seu corpo está em um processo complexo de transformação para acomodar seu bebê, então, tente relaxar e aproveitar ao máximo esse período de mudanças!

 

 

Sétima e oitava semanas: Você provavelmente já ganhou uns quilinhos e deve estar sentindo diferença ao vestir suas calças. Você deve estar vivenciando os “desejos” nesta fase da gravidez. Mas lembre-se, apesar de você estar comendo “por dois”, é bom resistir às tentações e optar por opções saudáveis, para que seu ganho de peso seja compatível com seu estágio de gravidez e, sobretudo, para que você e seu bebê se mantenham saudáveis até o final da gestação!

Nestas semanas, o seu médico pode pedir um ultrassom para determinar a idade gestacional, caso você não se recorde da data de sua última menstruação. Ele também pode pedir um ultrassom caso desconfie que você está esperando gêmeos ou, ainda, para descartar quaisquer problemas como a possibilidade de um aborto espontâneo ou uma gravidez ectópica.

 

 

Texto: Erica Acosta

 

Please reload

Posts Em Destaque

Curso em vídeo para gestantes

January 19, 2016

1/7
Please reload

Posts Recentes

January 25, 2016

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Endereço: Avenida Amazonas, n° 314, sala 1607, Centro - Belo Horizonte  |  Esquina com Praça Sete.

Tel.  (31) 3646-2423 | 3044-5586